Olá amigos comilões! Estamos de volta com mais um post. Hoje trago para vocês a história de uma marca mundialmente famosa do ramo alimentício.
Hoje falaremos da marca que revolucionou todo um mercado, o mercado de café. Como vocês já devem ter visto em vários filmes americanos, eles são absurdamente viciados em café. Talvez pela falta de tempo para tomar café em casa, ou apenas por uma questão de costume mesmo. Mas isso não vem ao caso.
Sem mais delongas segue a História do(a) Starbucks:
Tudo começou na, não tão longínqua, década de 70, mais precisamente no ano de 1971. Os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e o escritor Gordon Bowker, foram inspirados por Alfred Peet, fundador da Peet's Coffee & Tea, que conheciam pessoalmente, para abrir a primeira loja na Pike Place Market em Seattle. Nessa época, a empresa vendia apenas os grãos torrados de alta qualidade e provenientes das mais variadas partes do mundo.
E nome? De onde vem? O nome STARBUCKS foi inspirado pelo personagem de mesmo nome do livro famosissimo Moby Dick. O logotipo da empresa é uma sereia com duas caudas, mas com o passar dos anos o logo foi simplificado. Na primeira versão, a sereia exibia os seios e suas caudas eram totalmente visíveis. Na segunda versão, seus seios foram cobertos com cabelo, enquanto seu umbigo ainda podia ser visto parte das caudas foi eliminada. Na versão atual, os seios e o umbigo não são visíveis e das caudas restam apenas a seção final.
Até o começo da década de 80, o STARBUCKS continuava apenas vendendo grãos torrados. A grande mudança nos planos da empresa começou em 1982 quando Howard Schultz junta-se à Starbucks. Durante uma viagem de negócios à Itália, Howard visita os famosos bares de café espresso de Milão. Impressionado com a popularidade e a cultura dos bares italianos, ele enxerga o mesmo potencial em Seattle. Porém os donos rejeitaram a idéia, acreditando que isso mudaria drasticamente o foco da empresa, pois para eles café é algo que deveria ser feito em casa. Certo de que havia muito dinheiro para ser feito vendendo bebidas para norte-americanos, Schultz fundou o Il Giornale em 1985. Depois de provar os lattes e mochas, a clientela de Seattle rapidamente tornou-se aficionada por café.
O sucesso dessa empreitada de Schultz foi tão grande que em 1987 ele compra as seis lojas STARBUCKS em Seattle e a marca. Logo em seguida ele substitui o nome Il Giornale pela marca que tinha acabado de adquirir. O sucesso só aumentou, e no final daquele ano já existiam 17 lojas da rede, inclusive duas que eram fora da cidade de Seattle: uma em Chicago e uma em Vancouver, Canadá. Contando com 33 lojas em 1987, a marca introduziu o sistema de venda por catálogo de seus produtos no país inteiro.
A marca só tomou uma politica de expansão mais agressiva no ano de 1996, quando inaugurou lojas no Hawaii, Cingapura e no país que viria a ser o maior mercado internacional da marca: o Japão. A política de expansão internacional da marca continuou nos anos seguintes, em 1999 chega ao Oriente Médio, 2001 chega à Europa. No ano 2002 chega à America Latina com a inauguração de lojas no México e em Porto Rico. A chegada da marca em terra brasilis se daria a apenas 4 anos, em 2006.
As lojas Starbucks oferecem uma variedade de cafés coados do modo tradicional, alternados em intervalos de tempo para proporcionar aos clientes uma maneira fácil de experimentar seus diferentes cafés e blends. Serve também uma gama de bebidas quentes, baseadas ou não no café expresso. De modo geral, no inverno e dias frios as bebidas quentes garantem o movimento das lojas Starbucks. Já nos dias quentes a maior parte do faturamento das lojas vêm das bebidas batidas com gelo, os Frappuccinos.
A STARBUCKS é conhecida pelo jargão de seu menu, substituindo os tradicionais "pequeno", "médio" e "grande" por tall, grande e venti (vinte em italiano). Um tamanho menor, short com 236ml, pode ser pedido em qualquer Starbucks, mas não é listado nos menus. Adicionalmente, como na maioria das cafeterias, a maioria das bebidas pode ser personalizada de alguma maneira – usando por exemplo leite desnatado ou de soja ao invés do leite integral. Sabores (ou xaropes) e chantilly podem ser acrescentados; cappuccinos podem ser feitos com mais ("seco") ou menos espuma ("úmido"). Outras opções estão disponíveis de acordo com a loja.
Outra caracteristica interessante utilizada no STARBUCKS é o jeito como os clientes pedem suas bebidas, e foi pensado para uma comunicação eficiente entre empregados e com os seus clientes. Segue-se uma ordem para anunciar cada personalização, terminando com o nome da bebida propriamente dita. O "nome" de uma bebida começa com a opção de ser fria, se é descafeinada, o número de shots de café expresso (quando diferente da receita da bebida), o tamanho do copo, sabores adicionados, o tipo de leite (integral, desnatado e soja, além de outros dependendo da loja ou região), personalizações adicionais (sem espuma, extra-quente) e finalmente o nome da bebida.
Frio/Quente > Descafeinado > Shots > Tamanho > Sabores/xaropes > Leite > Personalização > Bebida
Por exemplo a ordem utilizada para "chamar" um Latte frio grande com xarope de baunilha, descafeinado, com chantilly, extra shot e leite desnatado seria: Frio, descafeinado, triplo, grande, baunilha/vanilla, desnatado, com chantilly, latte.
Quando não especificado, as bebidas são feitas quentes, com café expresso normal (com cafeína) e leite integral.
Hoje em dia são mais de 6 mil lojas espalhadas por todo o mundo. No Brasil são 12 lojas, uma no Rio de Janeiro e 11 em São Paulo.
O STARBUCKS virou um case de sucesso que é bastante estudado devido à visão empreendedora de Schultz, que acreditou no potencial da sua idéia e não desistiu quando outros lhe diziam que não iria dar certo.
Esse foi um pouco da história da STARBUCKS, quem já provou diz que é talvez o melhor café do mundo.
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quinta-feira, 1 de julho de 2010
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